Mania de Você

( Rita Lee - Roberto de Carvalho )

Warner-Chappell

 

Ficha Técnica:

 

Selo:

Popstudio

 

Músicos / Estúdios:

Dan Torres - Voz

Deborah Marins - Voz

Paulinho Soledade - Backing Vocal

Ricardo Palmeira - Guitarra, Programações, Bass Synth, Teclados Adicionais, Arranjo, Produção Musical

Dé Palmeira - Baixo

Iuri Cunha - Teclados

Nani Palmeira - Guitarra Wah Wah

Gravação - Popstudio, Compact Studio

Mixagem - Popstudio

Masterização - Magic Master

Em estúdios de gravação, nas raras horas vagas, a gente sempre acaba ouvindo e contando estórias, principalmente quando acontecem oportunidades de trabalhar com produtores, músicos e artistas, que tenham participado de gravações históricas, que a gente admira.

Antes de pensar em regravar a Mania de Você, em uma gravação produzida pelo Guto Graça Mello, produtor da gravação original da Rita Lee, numa dessas pausas ele nos falava sobre como tinha sido gravar aqueles discos com a Rita, detalhes técnicos e artísticos, uma verdadeira aula. Eu perguntei quem havia tocado o baixo, e ele me disse que era um baixo de sintetizador, gravado pelo Lincoln Olivetti.

Em outro programa de TV, toquei com o Lincoln e depois da gravação dei uma carona até a casa dele. No caminho perguntei sobre esse arranjo de baixo synth e ele me falou que tinha tentado reproduzir um baixo elétrico, aquele timbre bem anos 70, e realmente ficou bem parecido, muito difícil de distinguir.

oneRPM
GetitoniTunesBadgeUS1114

 

Quando tive a idéia de gravar esse novo arranjo, a primeira coisa que fiz foi adaptar a linha de baixo original e criar um riff de introdução.

Tentei até reproduzir aquele timbre, mas encontrei uma outra solução, dobrando exatamente a linha de bass synth com o baixo elétrico, e procurando equilibrá-los pra funcionarem como um só instrumento e ao mesmo tempo poder ouvi-los individualmente com clareza.

Depois foi só diversão, fazendo a programação de bateria eletrônica Pop/Dance, pinceladas de guitarras e teclados vintage, prestando pequenos tributos musicais à algumas partes do arranjo original, bem como a outras músicas e arranjos daquela safra.

Mais algumas horas, dias, meses, ondas gravitacionais de mixagem, masterização, autorizações, webdesign, etc e tal, ufa, lá vai...

Back To Pop